Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2010

Nunca é Tarde para Ler O Zohar

Uma pergunta que recebi: A ordem é importante durante a leitura do Livro do Zohar? E se eu só me juntei ao estudo recentemente? Eu devo ler tudo o que se estudou até este ponto?

Minha Resposta: Primeiro de tudo, não faz diferença qual parte do livro do Zohar estamos a ler. Está escrito: “Não existe o tempo na Torá”. Portanto, não importa onde você começa a ler: do meio, fim ou começo.

Também não importa o quanto você entende ou não, ou se você se juntou ao estudo agora e esta é a sua primeira aula, ou se você estuda há muito tempo. Você pode participar do estudo desde o início ou desde o meio da aula, quando metade do material já foi coberto.

Tudo que estudamos são processos que ocorrem em Bina, Zeir Anpin, e Malchut (AHP), onde todas as Forças Superiores estão localizadas acima de Bina. Isto quer dizer, Bina é a relação das Forças Superiores relativamente a nós; Zeir Anpin é um sistema que transmite as forças de Bina até nós ao longo das três linhas, e Malchut recebe essas três linhas. Nós nos conectamos a Malchut e trabalhamos na nossa conexão com Zeir Anpin a fim de nos conectarmos à Bina.

A imagem é sempre a mesma — Bina, Zeir Anpin, Malchut. Não há mais nada. Portanto, não importa que texto Cabalístico você leu, seja capítulos da Torá ou partes do Zohar, o texto sempre fala sobre a mesma coisa: a correção da alma no sistema de AHP, ZAT de Atzilut.
É por isso que você verá uma grande quantidade de repetições em O Zohar, as quais são todas diferentes descrições de como a Luz afeta a alma. Nós não sabemos por que os autores de O Zohar o escreveram da maneira que fizeram, por que escolheram essas palavras e seqüência de palavras específicas. Mas eles fizeram isso naturalmente; seus escritos reflectem as ações corretas das Luzes sobre o desejo à medida que a alma ascende.